KENNY ROGERS - WHEN A MAN LOVES A WOMAN







quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PORTINARI NO RIO DE JANEIRO




ESTOU NO RIO DE JANEIRO. POR ACASO PORTINARI TAMBÉM.
FUI VÊ-LO. E VI O QUE FEZ A SUPERESTRUTURA ECONÔMICA DO IMPERIALISMO.
ELE É GRANDE DEMAIS - SEU TRABALHO É UM TURBILHÃO EXPLOSIVO DA IMAGÉTICA. INIMAGINÁVEL NA CRIATIVIDADE CRONOLÓGICA. DIALÉTICO POR NATUREZA, ESTIMULA A VERIFICAÇÃO DAS EVOLUÇÕES ANTROPOLÓGICAS DAS GUERRAS E DA PAZ.
PARA ENTENDÊ-LO NÃO PRECISA SER NECESSARIAMENTE MARXISTA, É PRECISO TER BOM SENSO E QUERER MUDAR A FERA QUE O CAPITALISMO CRIA.UMA PENA QUE TÃO GRANDIOSO PATRIMÔNIO NÃO PERTENÇA AO PAÍS DE ORIGEM DO AUTOR, OU SEJA, O BRASIL. UMA PENA QUE NOSSO POVO NÃO DÊ O DEVIDO VALOR A NOSSA HISTÓRIA.


1903 - Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro, numa fazenda de café perto da cidade de Brodowski, no estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária e desde criança manifestou sua vocação artística.

1913 - Com dez anos de idade, Candinho, como era chamado pela família, faz o seu primeiro desenho conhecido: um retrato de Carlos Gomes.
.







1919 - Decidido a tornar-se pintor, Portinari muda-se para o Rio de Janeiro e ingressa, no ano seguinte, na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), instituição que seguia padrões estéticos bastante conservadores.
1924 - O quadro Baile na Roça,primeira obra de Portinari com temática brasileira, é recusado pelo júri do Salão Nacional de Belas Artes.



1928 - Com o Retrato do Poeta Olegário Mariano, Portinari conquista o Prêmio de Viagem à Europa. O poeta brasileiro Manuel Bandeira escreve que o pintor há muito merecia esse reconhecimento, mas sempre fora prejudicado por suas tendências modernizantes

1931 - Portinari volta decidido a retratar nas suas telas os temas nacionais, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura à uma personalidade moderna e experimentalista.
1932 - Faz sua primeira exposição individual, após a volta da Europa, onde apresenta obras de temática brasileira - cenas de infância, circos, cirandas.

1935 - Obtém o primeiro reconhecimento internacional, conquistando a Segunda Menção Honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, nos Estados Unidos, com a tela Café, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem. Nessa obra, o pintor já revela sua inclinação muralista que irá consolidar-se nos anos seguintes

1940 - Participa de uma mostra de arte latino-americana no Riverside Museum de Nova York e expõe individualmente no Instituto de Artes de Detroit e no Museu de Arte Moderna de Nova York, com grande sucesso de crítica, venda e público. Em dezembro a Universidade de Chicago publica o primeiro livro sobre o pintor, Portinari, His Life and Art, com introdução do artista Rockwell Kent e inúmeras reproduções de suas obras

1944 - A convite do arquiteto Oscar Niemeyer, inicia as obras de decoração do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, destacando-se, na igreja de São Francisco de Assis, o mural do altar, a Via Sacra, além dos painéis de azulejos.
A escalada do nazi-fascismo e os horrores da guerra reforçam o caráter social e trágico de sua obra, levando-o à produção da Série Retirantes.

1945 - Conclui seus trabalhos para a Igreja da Pampulha, executando o muralSão Francisco se Despojando das Vestes.
Filia-se ao Partido Comunista Brasileiro, candidatando-se a deputado, mas não é eleitO.





1948 - Com o acirramento da perseguição aos comunistas, se auto-exila com a família no Uruguai. Neste período, pinta o painel A Primeira Missa no Brasil, encomendado por um banco no Rio de Janeiro


1949 - De volta do exílio uruguaio, instala-se novamente no Rio de janeiro. Executa o painel Tiradentes, narrando episódios do julgamento e da execução do herói brasileiro que lutou contra o domínio colonial português, o que lhe rende a Medalha de Ouro do Prêmio Internacional da Paz, em Varsóvia.
É convidado a participar, em Nova York, da Conferência Cultural e Científica para a Paz Mundial, mas a Embaixada americana nega-lhe o visto de entrada, por motivos políticos

1950 - Recebe a Medalha de Ouro da Paz, do II Congresso Mundial de Partidários da Paz, em Varsóvia, pelo painel Tiradentes



1954 - Realiza para o Banco Português do Brasil o painel Descobrimento do Brasil. Neste ano tem os primeiros sintomas de intoxicação pelas tintas, que lhe será fatal.


1957 - Os painéis Guerra e Pazsão inaugurados na sede da ONU, em Nova York. Por seu envolvimento com o Partido Comunista, a receptividade dos Estados Unidos esfria. Portinari não é convidado a comparecer à cerimônia.
O artista é premiado com a Menção Honrosa no Concurso Internacional de Aquarela do Hallmark Art Award, de Nova York. Expõe em Paris e Munique. Neste ano, Portinari começa a escrever suas memórias.




1962 - Candido Portinari morreu no dia 6 de fevereiro, vítima de intoxicação causada pelas tintas do seu ofício. O artista, na ocasião, preparava uma grande exposição, cerca de 200 obras, a convite da Prefeitura de Milão, que foi realizada em 1963, como a primeira grande mostra post-mortem de sua obra.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A NOVA PRESIDENTA DO BRASIL

Flávio Florido/UOL


É ISSO AÍ QUERIDOS BRASILEIROS E QUERIDAS BRASILEIRAS, NO COMANDO DOS BRASIL ESTÁ AGORA UMA MULHER, QUE DIZ QUE O GOVERNARÁ COM FORÇA, COM JUSTIÇA MAS TAMBÉM COM O CARINHO DE UMA MÃE. MUITOS FORAM CONTRA, OUTROS TANTOS A FAVOR, PORÉM A PARTIR DE AGORA, ISSO NÃO MAIS DEVERÁ SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO. O MAIS IMPORTANTE É ESPERAR QUE ELA FAÇA UM ÓTIMO GOVERNO, SE POSSÍVEL COM A AJUDA DE TODOS, INCLUSIVE DO POVO. FOI UMA POSSE EMOCIONANTE, COM MUITAS PESSOAS, O POVÃO, PARTICIPANDO. NÓS COLOCAMOS A NOSSA ELEITA NO CARGO MAIS IMPORTANTE DO PAÍS E TEMOS O DIREITO E O DEVER DE AJUDAR , DE COBRAR E DE LUTAR POR UM BRASIL SEMPRE MELHOR. NÃO É JUSTO QUE LARGUEMOS O NOSSO FUTURO NA MÃO DE DEPUTADOS, VEREADORES, SENADORES, PRESIDENTES, E ETC... MAS NÃO ESTAMOS ALÍ PRA VIGIAR, COM ISSO NÃO PODERMOS COBRAR NADA TAMBÉM. TEMOS QUE PARTICIPAR DO PROCESSO POLÍTICO DO NOSSO PAÍS. NADA DE DIZER QUE POLÍTICA NÃO SE DISCUTE, ISSO SOMENTE NOS AFASTA DAS RESPONSABILIDADES, É NOSSO DEVER ESTAR A PAR DO QUE OS POLÍTICOS FAZEM COM O NOSSO PAÍS E COBRAR O QUE NÃO ACHARMOS CERTO. QUERIDOS BRASILEIROS PARTICIPEM, SEJAM ATUANTES NO PROCESSO POLÍTICO DO BRASIL.

VÍCIO MORTAL / PRA TE MERECER

JOÃO PEDRO E RAFAEL - MEU DIÁRIO